domingo, 6 de janeiro de 2013

Trilogia Cinquenta Tons

A trilogia Cinquenta Tons de Cinza fez muito sucesso nos últimos meses, como também várias críticas positivas e negativas. Os três livros da série (cinquenta tons de cinza, cinquenta tons mais escuros e cinquenta tons de liberdade), bem como o box da trilogia completa, está ainda na maioria das listas dos livros mais vendidos.




Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja — mas em seus próprios termos.   




Assustada com os segredos obscuros do belo e atormentado Christian Grey, Ana Steele põe um ponto final em seu relacionamento com o jovem empresário e concentra-se em sua carreira, trabalhando numa editora de livros. Mas o desejo por Grey domina cada pensamento de Ana e, quando ele propõe um novo acordo, ela não consegue resistir. Em pouco tempo, Ana descobre mais sobre o angustiante passado de seu amargurado e dominador parceiro do que jamais imaginou ser possível. Enquanto Christian tenta se livrar de seus demônios interiores, Ana se vê diante da decisão mais importante da sua vida.  


Quando a ingênua Anastasia Steele conheceu o jovem empresário Christian Grey, teve início um sensual caso de amor que mudou a vida dos dois irrevogavelmente. Chocada, intrigada e, por fim, repelida pelas estranhas exigências sexuais de Christian, Ana exige um comprometimento mais profundo. Determinado a não perdê-la, ele concorda. Agora, Ana e Christian têm tudo: amor, paixão, intimidade, riqueza e um mundo de possibilidades a sua frente. Mas Ana sabe que o relacionamento não será fácil, e a vida a dois reserva desafios que nenhum deles seria capaz de imaginar. Ana precisa se ajustar ao mundo de opulência de Grey sem sacrificar sua identidade. E ele precisa aprender a dominar seu impulso controlador e se livrar do que o atormentava no passado. Quando parece que a força dessa união vai vencer qualquer obstáculo, a malícia, o infortúnio e o destino conspiram para transformar os piores medos de Ana em realidade.  


Títulos originais: Fifty Shades of Grey / Fifty Shades Darker / Fifty Shades Freed
Autora: E. L. James
Editora: Intrínseca
Páginas: 480 / 512 / 544

A trilogia Cinquenta Tons de Cinza é um romance, voltado ao público adulto.  Já li tantas opiniões diversas sobre a trilogia, e assim venho apresentar minha opinião.

O primeiro livro da série apresenta como Anastasia Steele conheceu Christian Grey quando foi entrevistá-lo ao fazer um favor à sua amiga. Assim os dois se envolveram e Ana foi percebendo um homem muito enigmático por trás de todas as qualidades do jovem empresário. No segundo livro da série, Cinquenta Tons mais Escuros, Ana se depara com uma experiência que jamais tinha vivenciado e prefere acabar com o relacionamento conturbado que estava vivenciando com Christian, contudo, ambos se veem perdidos um sem o outro e reatam. No último livro, quando tudo parece ir bem, Anastasia precisa mudar muito em sua vida para ficar com Christian, ao mesmo tempo em que ambos precisam lidar com o gênio difícil do empresário e seus "traumas" do passado. 

Bem, em todos os livros, há grande parte de conteúdo erótico, contudo, ainda se trata de um romance. Há várias críticas quanto a escrita da autora e aos personagens. A escrita realmente é um pouco mais fácil, mas não vejo motivo de crítica para isto. E. L. James conseguiu escrever de um modo envolvente, não é uma leitura cansativa, enquanto eu pensava ter lido umas 20 páginas, percebia que já havia lido umas 100. Apenas no último livro da série, Cinquenta Tons de Liberdade, achei o começo do livro um pouco confuso, acredito que para não ser tão extenso, foram contadas algumas partes de modo mais breve, achei que alguns acontecimentos poderiam ser mais detalhados, mas logo a história volta no mesmo estilo dos livros anteriores.

Quanto aos personagens, AMEI!
Anastasia Steele não é uma daquelas "mocinhas" muitas vezes quase sem personalidade, apesar do modo bem persuasivo de Christian, ela mantem sua personalidade, suas opiniões. Como em um bom relacionamento, ela muda muitas coisas por ele sim, mas ainda assim, expõe também suas exigências e mantem sua forma de agir. E Christian Grey não é para mim o homem perfeito, até porque se fosse, a história poderia se resumir a um livro só. Não gosto do jeito como ele quer " mandar no mundo", como quer o controle de tudo. Além disso, ele tem vários traumas, vários problemas.. no fundo precisa de Anastasia, assim como ela precisa dele. E isto que torna o romance interessante. Além disso, ele aprende um novo estilo de vida com Anastasia, passa a ser mais romântico, mais humano.


Enfim, para mim, é uma trilogia ótima. A autora ainda não tem muita experiência, ela mesma já afirmou que não pretendia escrever o livro, mas ainda assim acredito que ela escreveu uma história excelente. Indiquei o livro para algumas pessoas que não têm o hábito de ler com frequência, assim quando iam ler um livro era de modo mais lento, e ao ler o Cinquenta Tons ficaram muito envolvidas com a história. A autora se baseou  na série Crepúsculo, conforme afirmou, e realmente há muito em comum, o que gera muitas críticas, mas são nitidamente histórias diferentes e não vejo um problema em uma autora se inspirar na obra de outra. Ao contrário do muitos comentam, eu não acho que Ana seja uma "cópia" de Bella (Crepúsculo), há coisas em comum na aparência e no jeito desastrado, mas o modo de pensar e agir delas, no meu ver, tem muitas diferenças. Classifiquei o livro como cinco coroas, pois para mim, foi uma ótima leitura! (;

Já foi anunciado que a roteirista Kelly Marcel foi escolhida para adaptar a trilogia ao cinema, eu sou  contra ser feito o filme, pois devido ao estilo do livro, de haver várias cenas eróticas que complementam o romance, acredito que o filme não seria feito de acordo com a história e prejudicaria o livro. Mas, ainda assim, mais tarde vou publicar sobre os atores que estão sendo cotados para fazer o filme e mais sobre o assunto.

Acredito que foi devido ao sucesso da trilogia, que foram lançados vários outros livros neste estilo, como a trilogia Toda Sua da autora Sylvia Day, Luxúria da Eve Berlin, entre outros. Eu não me interessei por estes, porque já pela sinopse e partes que li achei muito parecido com Cinquenta Tons, parecido demais até. Por isso não li, e provavelmente não irei ler, assim.. não tenho opinião sobre estes.


Beijos,
Carol


Classificação do livro


5 comentários:

  1. Eu li a trilogia apesar de fazer tempo que não lia, devorei os três livros, como muitos criticam por haver a parte erótica eu foquei muito na parte emocional, analisando como traumas de infância afetam as atitudes das pessoas, amei e indico para quem gosta de uma boa leitura e ainda acredita no amor!!!

    ResponderExcluir
  2. Li e amei a trilogia, é uma história fascinante.
    Sua resenha ficou ÓTIMA! Super completa e fácil.
    Amei, Amei, Amei!

    Parabéeens Carol.
    Você vai muito longe.
    Beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Li os Livros por indicação da Carol e simplesmente me apaixonei, é uma história linda de amor, superação, confiança....é tudo de bom.Vale muito a pena ler.

    Parabéns Carol
    Beijossssssss.

    ResponderExcluir
  4. olha ouvia muita gente falando desse livro, mais pensava que nem era tudo aquilo, e eu que nem sou chegada a ler, mais foi que comecei a ler e nossa me apaixonei, o ultimo livro ei li em apenas 5 dias, e olha que eu odiava ler mais eu AMEI MUITO, fiquei triste quando acabou )= mais muito feliz pois a história é muito linda, depois dessa trilogia maravilhosa, comecei a me enteressar por livros, e confesso que sempre dou uma olhada aqui no blog pra ver se o livro é bom hehehhe.
    Parabéns carol sua linda
    bjão
    Jaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, muita gente que não gostava de ler passou a gostar depois de ler cinquenta tons. Fico feliz que tenha gostado e que está gostando do blog! Beijoos (;

      Excluir