segunda-feira, 18 de março de 2013

A vida secreta de Marilyn Monroe

Vocês conhecem Norma Jeane Mortensen?
Talvez mais pessoas conheçam pelo nome artístico: Marilyn Monroe!
Sim, a diva M.M., que eu tanto admiro. Passei a admirar ainda mais depois de ler o livro: A vida secreta de Marilyn Monroe. Já li tem um tempo, mas ainda não havia feito o post porque li ele antes de fazer o blog, sendo assim, fiz uma revisão dele antes de postar pra vocês.



É difícil imaginar que, depois de tantas décadas, ainda haja revelações sobre a vida de Marilyn Monroe, um dos maiores ícones de nosso tempo. Para remexer na história polêmica da atriz, Taraborrelli, biógrafo de Grace Kelly, Diana Ross, Elizabeth Taylor e Frank Sinatra, explora um documento até então não revelado, no qual o FBI detalha o affair entre Marilyn e Robert F. Kennedy. Através de um trabalho de pesquisa impressionante e sua narrativa fluida, o autor destrincha os boatos e intrigas que envolveram a vida de Monroe ao mesmo tempo em que traduz a sensibilidade e desespero da jovem estrela.



Título Original: The secret life of Marilyn Monroe
Autor: J. Randy Taraborelli
Editora: Planeta
Páginas: 464

O livro se trata de uma biografia de Marilyn Monroe, contudo, é diferente da maioria das biografias que já li sobre ela.. traz algumas novas informações, curiosidades. Antes eu admirava ela como atriz, cantora e por sua beleza, mas por mais que eu gostasse do seu trabalho não a admirava tanto como pessoa, tinha a ideia de ela ser simplesmente mais uma famosa conturbada que se deixou levar pelo dinheiro, ou pelo sucesso..

E se admirando sua beleza e seu trabalho eu já era MUITO fã, depois de ler esse livro eu passei a admirar a pessoa que ela foi além do ícone imortal de beleza, fama e estrelato que se tornou.

Começando por sua infância, podemos conhecer mais sobre parte de sua família. Sua mãe, assim como vários membros da família, sofre com problemas psíquicos e assim Marilyn passa a morar com uma vizinha, Ida Bolender. Mas não perde total contato com a mãe, que reaparece em poucos momentos da infância e mais vezes anos mais tarde, mas não é um convívio saudável entre mãe e filha, tendo em vista que Gladys (mãe da Marilyn), sofre com problemas mentais. Marilyn (ainda como Norma Jeane), é criada por Ida e sua família. Mais tarde vai morar com Grace (amiga de Gladys), depois passa a viver em um orfanato, volta a morar com Grace, vai morar sozinha.. enfim, Marilyn com certeza já teve uma infância conturbada, sem uma família estruturada e um lar que proporcionasse nem o mínimo do que toda criança precisa.

Logo mais Marilyn passa por vários acontecimentos, entre eles estão os casamentos, o início e decorrer da carreira, as amizades...

Mas estes acontecimentos não foram tão normais quanto se espera, Marilyn foi uma mulher que viveu com medos, inseguranças.. o medo de sofrer do mesmo problema psíquico de tantos de sua família, o medo de não conseguir satisfazer as expectativas que criaram para ela. A dependência de remédios tranquilizantes para tentar amenizar todos estes medos, a tristeza por perdas de pessoas importantes.

E com todas estas dificuldades, conseguir fazer ótimos filmes, conseguir manter o sorriso lindo, a imagem que devia manter, suportar tudo o que criaram envolta dela, como não passar a admirá-la ainda mais?

Me surpreendi com muita coisa que li nesse livro. Pra quem se interessa pela história dela, com certeza vai amar o livro, porque ele traz informações que tantos outros deixaram de lado.

Os únicos problemas que achei no livro foram erros de ortografia em excesso que me incomodaram, e por ter poucas fotografias.

No mais, AMEI e recomendo.

Beijos,
Carol

Classificação do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário