segunda-feira, 29 de abril de 2013

Fragmentos

Já postei aqui a resenha do livro A vida secreta de Marilyn Monroe, onde já falei também sobre o quanto admiro o trabalho e a vida dela.

Há muitos livros sobre ela e obviamente eu pretendo ter/ler todos eles, aos pouquinhos eu vou chegando lá! ;)

Comprei então um dos livros que eu mais queria: Fragmentos.
Este livro traz as imagens e o conteúdo de vários papéis, cadernetas e afins com escritos de Marilyn.
Para interessados por leitura, interessados por Marilyn Monroe ou apenas curiosos, provavelmente será um conteúdo bem legal de se ler. Mas acredito que para fãs mesmo dela, vai ser bem especial essa leitura, como foi pra mim.

Pouca gente sabe, mas a atriz norte-americana Marilyn Monroe, símbolo universal de beleza e sensualidade, era uma leitora ávida: consumia de tudo, inclusive alta literatura (o que inclui Gustave Flaubert, Samuel Beckett, Joseph Conrad, Ernest Hemingway, Albert Camus e James Joyce). E, como qualquer pessoa que convive com os livros, acabou por escrever seus versos, além de deixar diários e incontáveis cartas. É exatamente esse precioso material, desconhecido do grande público até 2010, que virou um belo livro nos Estados Unidos e na Europa, com retumbante sucesso, agora lançado no Brasil pelo selo Tordesilhas. Amiga e discípula de Lee Strasberg (1901-1982), diretor do famoso Actors Studio e espécie de pai espiritual da atriz, Marilyn legou a ele 75% de seus bens (inclusive o licenciamento do uso de sua imagem), entre os quais esses manuscritos agora reunidos em livro. O volume contém páginas de confissões pessoais (anotadas em folhas ou em diários), vários poemas ou versos esparsos e muitas cartas. A edição reproduz (em quatro cores) os documentos originais, a transcrição (em inglês) e a tradução para o português. É como se o leitor tivesse uma cópia fiel dos escritos íntimos da grande deusa do cinema, com o privilégio de manuseá-los à vontade e poder sondar calmamente a intimidade da Vênus de Hollywood. Como diz Ruy Castro no texto de contracapa, "Este livro revela uma nova e surpreendente Marilyn, tão sedutora e irresistível quanto a Marilyn carnal pela qual nos apaixonamos no cinema".

Título Original:
Autora: Marilyn Monroe
Editora: Tordesilhas
Páginas: 272

O livro traz várias anotações da Marilyn, e ver a letra dela, ler o que ela pensava, ver que sua beleza vai muito além das aparências (o que contradiz o que muitos pensam, pela imagem que foi criada dela), ler mais sobre sua vida, ver as fotografias.. enfim, é uma intimidade dela que foi trazida ao público.

Conforme já falei na resenha de A vida Secreta de Marilyn Monroe, eu passei a admirá-la por vários aspectos, e este livro me fez gostar ainda mais da diva.

É uma leitura deliciosa, não consegui me desprender do livro até acabar e agora, é meu xodó e fico relendo várias partes de vez enquanto. Não tem como cansar!

O livro foi MUITO bem elaborado, desde o conteúdo incrível, até a capa e os detalhes. O livro tem capa dura, é maior que o comum e é muito lindo mesmo. Então, ao lado de cada trecho fotografo das anotações da Marilyn, vem a transcrição em inglês mesmo, corrigindo alguns erros e remontando a sequência em que foram escritos (considerando que algumas páginas têm vários trechos escritos de forma bagunçada), e depois a tradução para português.

Também pude ver o quanto M.M. era apaixonada por livros, e no final há uma relação de alguns livros de sua biblioteca. Agora pretendo pesquisar se há exemplares destes livros a venda, e quero muito ler. Gosto bastante de livros antigos, e quero conhecer ainda mais os gostos de Marilyn.

Com certeza essa é uma leitura que foi especial demais pra mim, e eu aconselho a todos, sejam fãs ou não. É uma leitura leve, deliciosa, curiosa..

Beijos,
Carol

Classificação do livro

Nenhum comentário:

Postar um comentário